Por onde começar a cozinhar?

Como e por onde começar a cozinhar?

Muitas pessoas deixam de aprender a cozinhar porque aparenta que há necessidade de conhecer milhares de regras alimentares e ou diversos truques. Qualquer um pode fazer boa comida, de qualquer tipo. Ok, então vamos ver por onde começar a cozinhar!

Você só precisa de coisas simples como:
Bons Ingredientes frescos, Um pitada de amor e Vontade de querer cozinhar.

Tabela de conteúdo

Pensando e Elaborando os pratos:

Receita aberta na mesa

Recomendo começar escolhendo uma ou duas receitas do que mais gosta.

O mundo da comida é amplo, diversificado e excitante, mas você não pode lidar com tudo de uma vez. Pense no que você realmente quer cozinhar, e faça um esforço para “dominar” um certo tipo de comida – Salgados, Doces, Massas, etc.

A boa notícia é que a maioria das técnicas de cozinha são universais, ou seja após escolher um tipo de cozinha e receita deve apenas concentrar-se em pratos semelhantes, pois irá permitir que você domine os sabores, as técnicas e o fluxo de trabalho sem se preocupar se o sabor será bom. Você vai melhorar a sua sensibilidade culinária enquanto domina de 4-5 receitas que terá para o resto de sua vida. Então você pode criar sua própria receita e expandir.

Aqui na Comida Saborosa você tem acesso a diversas Revistas e Receitas culinárias. Cada receita vai te ensinar um pouco mais sobre seus alimentos e ingredientes escolhidos, mesmo que seja apenas uma nova maneira de comer ou enfeita-las.

Moça segurando legumes e vegetais no campo ensolarado

Aprenda e conheça os vegetais disponível de cada estação.

Para cada estação tem sua peculiaridade de cada vegetais. Ou seja, significa que o vegetal é naturalmente colhido no momento em que você está fazendo compras, o que significa que é o mais fresco que você pode obter.

Ingredientes melhores levam a melhores pratos, e vegetais na estação são a melhor maneira de obter um sabor surpreendentemente grande das refeições mais simples.

Vá ao pequenos agricultores locais ou quitandas  que podem te ajudar, pois eles só carregam  e abastecem coisas na estação, mas você pode fazer uma pequena pesquisa antes de chegar ao supermercado, também no artigo  de Alimentos sazonais

Moça vendo receita

Leia receitas e siga as instruções passo a passo.

Muitos cozinheiros domésticos querem apenas experimentar, juntando ingredientes baseados na intuição. Esta é uma ótima maneira de se acostumar a cozinhar e aprender como os ingredientes são usados, mas não vai transformá-lo em um bom cozinheiro.

Pense um pouco, você prefere fazer um bolo por conta própria, esperando aprender o segredo para ter um bolo gostoso, ou aprender com Chefe de Cozinhas que já fizeram todo o trabalho para você?

Ao ler receitas, escreva nas margens!

Experimente novas receitas por semana para expandir sua experiência.

À medida que você melhorar, experimente receitas que requerem novas técnicas, como assar, grelhar, fritar, etc…

Molho de tomate n panela

Entenda o poder das especiarias, e quais combinam bem com quais culinárias.

Dominando a culinária básica:

Entenda o poder das especiarias, e quais combinam bem com quais culinárias.

Há muitos temperos para mencionar todos eles aqui, mas há algumas combinações simples e fáceis que todos os bons cozinheiros devem saber. Uma prateleira de especiarias diversificado é essencial para cozinhar diferentes culinárias e transmitir sabor sutil, mas necessário, para ótimos pratos.

A seguir, embora necessariamente incompleta, é um bom ponto de partida.

Americano: Páprica, pó de pimenta, orégano, manjericão, tomilho

África Ocidental: Páprica, dijon, alho/cebola em pó, hibisco, caiena, cominho, pimenta quente

Chinês: Pimenta quente, semente de mostarda quente, canela, anis estrelado, erva-doce, cravo, gengibre, alcaçuz, sementes de gergelim, óleo de pimenta Torrada em pó ou temperos secos por 30 segundos em uma panela quente média, em seguida, resfriá-los antes de usar para adicionar sabor e complexidade profissional.

Francês: Alecrim, salsa, tomilho, manjericão, folhas de baía, marjoram, noz-moscada
Mexicano: Orégano, pimenta em pó, chipotle, caiena, páprica, canela, coentro.

Italiano: Manjericão, alecrim, tomilho, orégano, folhas de baía, pimenta vermelha rachada, erva-doce, pinheiros.

Indiano: Gengibre, cominho, coentro, páprica, cúrcuma, cardamomo, semente de mostarda, grama masala (mistura de especiarias), cravo, pimenta quente, noz-moscada

Temperando comida com sal

Salgue sua comida sempre que poder.

O sal realmente muda as reações químicas que ocorrem enquanto você cozinha, removendo a umidade e expandindo o sabor. Sempre que você adicionar um novo ingrediente à panela, em uma leve pitada de sal. Então, como você provar, você pode continuar adicionando sal a gosto.

As carnes devem ser salgadas com pelo menos 20 minutos de antecedência do cozimento, em temperatura ambiente. Isso remove a umidade superficial, permitindo que uma crosta sólida e saborosa se forme por fora ou na pele.

Experimentando comida

Experimente sua refeição constantemente enquanto cozinha.

Confie em seu nariz e língua, não em seus olhos, ao temperar alimentos. Bons cozinheiros estão constantemente provando, verificando sua comida em cada estágio do cozimento. Os temperos realmente amadurecem em um prato, aumentando seu sabor à medida que cozinham (desde que não queimem). Ao cozinhar, você deve estar constantemente provando sua comida, adicionando um toque disso ou um pouco daquilo quando necessário.

Em geral, temperos frescos precisam ser adicionados no final, para que não cozinhem demais, e temperos secos devem ser adicionados logo no início para amolecer e ganhar sabor.

Dito isso, você não quer rasgar o prato. Em geral, um pouco de sabor após cada novo ingrediente ou tempero deve cobrir suas bases.

Variedade de vinagres em jarras

Entenda o poder de um bom ácido.

Livros inteiros já foram escritos sobre o uso de ácidos, como limão e vinagre, na culinária. Simplificando, eles dão aquele toque necessário na comida, sabores que expandem para que eles saltem mais quando você dá sua primeira mordida. Os ácidos são melhores quando adicionados no final de um prato para um toque fresco de sabor. Se seu prato for muito ácido, adicione um pouco de gordura ou açúcar para equilibrar.

Para Experimentar:
Vinagre: O balsâmico é doce, o branco é amargo, o arroz é leve, o vinho tinto é forte, isso é apenas o começo. Um respingo do vinagre certo na panela, logo antes de retirar a comida, é divino.

Cítrico: geralmente limão, lima ou ambos, embora as laranjas sejam úteis em algumas cozinhas caribenhas e asiáticas.

Verduras e Legumes em uma tabua de madeira

Priorize ótimos ingredientes em receitas difíceis ou complexas.

Bons ingredientes fazem boa comida. Além disso, você aprenderá mais dominando um molho simples do que indo para forno com uma preparação de 8 horas. Cada uma das seguintes receitas são ótimas entradas que não só lhe ensinarão habilidades valiosas, como também fazem pratos maravilhosos:

Molho básico de tomate (ensina corte vegetal, molhos, “mirepoix(mirepoá)”, tempero)

Indian Curry (ensina pré-tempero, substituição de ingredientes, gerenciamento de tempo)

Fritar (ensina técnica de corte, tempo de cozimento, deglaçagem, fritura de panela)

Frango assado ou peru (ensina cortes de aves/carne, torradas, gerenciamento de tempo, temperaturas internas da carne, e molhos caseiros)

Massa de Pizza Básica (ensina noções básicas, trabalhando com levedura, customização de receitas’)

Vinagrete Caseiro & Saladas Caseiras (ensina emulsão, usos de diferentes verduras, trabalhando com diferentes óleos aromatizados e vinagre, planejamento eficaz da refeição)

Cozinha Limpa

Cozinhando de forma limpa e eficiente

Abasteça sua cozinha com as ferramentas certas para o trabalho. Entre em qualquer loja de cozinha e você notará uma variedade grande de itens. Mas o essencial para uma boa cozinha pode ajudar você a 90% de todas as receitas. Embora você deva expandir suas ferramentas à medida que fica cada vez melhor, você deve, pelo menos, começar com:

  • Frigideiras (1 grande, 1 pequena)
  • Panelas (1 5-galões, 1 1-galão ou equivalentes ásperos
  • Assadeira
  • Panela tipo Caçarola
  • Forno holandês (opcional, mas altamente recomendado)
  • Tigelas de mistura de metal
  • Conjunto de facas (mínimo – faca de chef, faca de aparar, faca serrilhada)
  • Tábuas de corte (pelo menos 2 – uma para carne e outra para outra)
  • Copos / colheres de medição secos e molhados
  • Pinças de metal.
  • Material de mistura (concha, batedor, espátula, colher de pau, escumadeira)

Praticando habilidade de cortar

Pratique suas habilidades essenciais de faca até que se tornem habilidoso.

Você vai passar mais tempo grudada com sua faca do que com qualquer outra ferramenta, e vale a pena usá-la bem. Boas habilidades com a faca não apenas o tornam mais eficiente, mas também tornam a comida mais saborosa. Os vegetais cortados uniformemente cozinham uniformemente, evitando o enviesamento de carnes e cebolas, tornando os alimentos mais macios, e a técnica adequada evita que as lâminas fiquem cegas e muitas horas de corte. Algumas dicas para o trabalho profissional com faca incluem:

Segure a faca com o polegar e o dedo indicador enrolado onde a lâmina encontra o cabo. Você deseja que as costas da mão apontem para cima, não para os lados, para melhor controle.

Se a lâmina for curva, corte para frente e para trás, não para cima e para baixo. Você deseja deslizar a faca através da comida de modo que a curva da lâmina deslize ao longo da tábua de corte.

Afie suas facas a cada poucos meses. Afie profissionalmente uma ou duas vezes por ano. Lâminas cegas podem escorregar e cortar você, tornando a culinária muito menos divertida.

Picotando todos legumes

Pique tudo com antecedência, permitindo que você adicione seus ingredientes no tempo sem estresse.

Tudo o que você pode preparar com segurança com antecedência deve ser preparado com antecedência. Bons cozinheiros são excelentes gestor de tempo, utilizando cada segundo na cozinha de forma eficiente para que não fiquem correndo com pedaços de carnes ou deixando coisas acidentalmente no fogão.

Pique seus vegetais.

Meça os ingredientes em xícaras ou tigelas.

Limpe os locais de trabalho antes de cozinhar, não durante.

Tire todas as ferramentas e itens necessários do armazenamento e da cozinha.

Faça cada etapa de uma vez. Não descasque uma cebola, corte-a, descasque outra e depois corte-a. Retire todas as cebolas de uma vez e corte todas de uma vez

Geladeira bem abastecido

Plano de refeições para aproveitar ao máximo dos alimentos e garantir que sua cozinha esteja bem abastecida.

Um bom planejamento de refeições ajuda você a obter o máximo de suas compras, reutilizando ingredientes e minimizando o desperdício.

Escreva um pequeno calendário e planeje as refeições para os próximos 2-3 dias para começar, procurando receitas com alguns ingredientes sobrepostos para obter os melhores resultados.

Mantenha uma lista de suas refeições e receitas favoritas para facilitar o planejamento de refeições futuras.

Procurar receitas com antecedência também o ajudará a ver como diferentes ingredientes podem ser usados de maneiras diferentes, expandindo seu vocabulário culinário.

Colocando ingredientes de lado para organizar

Deixe uma “tigela de lixo” por perto em sua bancada para remover efetivamente os pedaços enquanto você trabalha

Bons cozinheiros vão muito para a lata de lixo e / ou compostagem, aparando pedaços de comida e desembrulhando ou abrindo os ingredientes. Você será mais rápido e higiênico se mantiver um recipiente para lixo à mão.

Descartando comida no lixo

Limpe durante o uso coloque os ingredientes de lado depois de usá-los, coloque os utensílios usados perto da pia, prontos para serem lavados e limpe as bancadas após o uso.

Isso torna muito mais fácil do que uma grande limpeza. Mais importante, ele mantém seus espaços de trabalho limpos e sem bagunça, permitindo que você continue cozinhando ou trabalhando em novos pratos com facilidade.

Sempre que manusear carne ou peixe cru, lave todas as superfícies e utensílios usados.

Adquira o hábito de limpar durante o tempo de inatividade (refogar, esperar um pão para provar, etc.).

Cozinha organizado

Saiba que uma cozinha bem administrada e organizada tornará uma boa comida muito, muito mais fácil de preparar.

Sua Carne vai queimar se você tiver que correr procurando o sal marinho, cebolas e batatas perderão sabor e textura se armazenadas de forma incorreta e as sobras irão todas para o lixo se você não mantiver a geladeira em alguma aparência de ordem.

Há um motivo pelo qual a maioria das cozinhas profissionais são administradas com uma precisão semelhante à de um exército. Embora você não precise ir tão longe a ponto de rotular tudo o que possui, uma cozinha organizada permite que toda a sua energia vá para a comida, sem desperdiçar.

Dê a si mesmo um amplo espaço, usando as maiores tábuas de corte que puder encaixar.

Mantenha tudo agrupado – especiarias, vegetais, óleos de cozinha, etc. – para que fique organizado e fácil de localizar. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas e Avalie

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *