Conheça 5 grupos alimentares:

Tabela de conteúdo

5 grupos alimentares (Frutas e legumes, Carboidratos, Proteínas, Leitaria, Gorduras e óleos)

Quais são os grupos alimentares?

Frutas e legumes

Carboidratos

Proteínas

Leitaria

Gorduras e óleos

Imagem com diversas comidas colorida

Por que a comida que comemos é importante?

Os alimentos que comemos devem nos fornecer a energia e nutrientes que precisamos para crescer e manter nossos corpos saudáveis.

Cada um dos cinco grupos alimentares é importante:

Frutas e legumes, por exemplo, maçãs, bananas e brócolis, nos dão vitaminas para manter nossos corpos funcionando e ajudar nosso sistema imunológico e fibras para ajudar nossa digestão.

Carboidratos, como macarrão, pão e arroz, mantêm nossos níveis de energia elevados.

Proteínas, como carne, feijão e ovos, constroem músculos saudáveis e permitem que nossos corpos cresçam e reparam.

Laticínios, como leite, queijo e iogurte, nos dá cálcio para dentes e ossos fortes.

Gorduras e óleos, por exemplo, azeite e manteiga, atuam como uma loja de energia.

Clique na apresentação de slides abaixo para ver mais exemplos dos cinco grupos alimentares

Frutas e legumes

Frutas e legumes

Frutas e vegetais nos dão vitaminas para manter nossos corpos funcionando e ajudar nosso sistema imunológico e fibras para ajudar nossa digestão.

Carboidratos

Carboidratos

Carboidratos mantêm nossos níveis de energia elevados.

Proteínas

Proteínas

Proteínas constroem músculos saudáveis e permitem que nossos corpos cresçam e reparam.

Laticínios e Alternativas sem laticínios

Laticínios e Alternativas sem laticínios

Os laticínios ajudam a nos dar cálcio para dentes e ossos fortes. Para as pessoas que não consomem laticínios, há muitas alternativas não lácteas, como leite de coco e amêndoas.

Gorduras e óleos

Gorduras e óleos

Gorduras e óleos agem como um abastecimento de energia.

Gulosemas

Gulosemas

Alimentos ricos em sal, gordura e açúcar não dão nutrientes aos nossos corpos, por isso devemos comer menos deles.

Dieta saudável

Dieta saudável

O que é uma dieta saudável?

Nossa dieta é o tipo de comida que comemos.

 

Uma dieta saudável deve ser variada. Deve incluir todos os cinco grupos alimentares e não muito da mesma coisa.

 

Alimentos ricos em sal, gordura e açúcar como batatas fritas e bolos não estão listados nos cinco grupos alimentares. Estes são alimentos que devemos comer menos e apenas como guloseimas ocasionais porque eles não dão nutrientes ao nosso corpo.

 

Alimentos ricos em sal, gordura e açúcar não dão nutrientes aos nossos corpos, por isso devemos comer menos deles.

Água

Além de comer uma dieta saudável e equilibrada é muito importante beber água. A água nos mantém saudáveis e hidratados. Hidratar significa absorver água.

 

Nossos corpos perdem água o tempo todo. A água pode ser perdida por respirar, suar e ir ao banheiro. É importante substituir esse fluido perdido bebendo muita água ao longo do dia para se manter hidratado.

 

Experimente este pequeno teste para testar seus conhecimentos sobre os grupos alimentares e ter uma dieta saudável.

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